Salame de chocolate


Para o salame
Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
150 g /1 1/2 xícara (chá) de manteiga
2 ovos
3/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
100 g de bolacha maisena
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de uvas-passas brancas
Modo de Preparo
1. Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela e junte a manteiga. Leve ao microondas ou derreta em banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Para acelerar o processo, misture com uma colher. Assim que derreter, retire a tigela da panela.

2. Na batedeira, bata os ovos, o açúcar, a canela e a pitada de sal até formar um creme bem fofo. Diminua a velocidade para baixa, regue com o chocolate derretido com a manteiga e continue batendo até obter um creme homogêneo. Desligue a batedeira.

3. Sobre a tigela com o creme, esmigalhe a bolacha maisena com as mãos. Junte as nozes e as uvas-passas e misture bem com uma colher.

4. Numa superfície de trabalho, abra um pedaço de filme de 50 cm. Transfira a massa de chocolate para o centro do filme. Torça as extremidades, como se fosse uma bala, e enrole para formar um cilindro. Torça bem as pontas com as mãos, para compactar bem a massa. Se preferir, transfira a massa para uma fôrma com formato de telha e aperte bem com as costas de uma colher.

5. Leve à geladeira e deixe de um dia para o outro ou deixe no freezer por no mínimo 3 horas.
Para a cobertura de ganache
Ingredientes
300 g de chocolate meio amargo
150 ml de creme de leite fresco
70 g /4 1/2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de Preparo
1. Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela e leve ao microondas por 1 minuto, apenas para amolecer.

2. Numa tigela refratária, coloque a manteiga e leve ao microondas por 30 segundos para derreter. Se preferir, derreta numa panelinha, em fogo bem baixo.

3. Numa panelinha, coloque o creme de leite e leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e despeje no chocolate amolecido. Misture bem até obter um creme liso. Acrescente a manteiga derretida e misture novamente. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Montagem
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas
Modo de Preparo
1. Retire o salame de chocolate da geladeira, transfira para uma superfície de trabalho e descarte o filme. Regue com a ganache cobrindo todo o salame.

2. Com a ajuda de duas espátulas, transfira cuidadosamente o salame para um prato de rocambole. Salpique com as nozes e as uvas-passas e pressione delicadamente para que grudem na ganache. Leve à geladeira até a hora de servir.


Quantas estrelinhas vale está receita?
Avalie logo abaixo por favor

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Amigos da Receita Maluca