Home » , , » Segredos para fazer um bolo nota 10

Segredos para fazer um bolo nota 10

+Ampliar
Quem não gosta de sentir o cheiro de um bolo quentinho saindo do forno? Ou, melhor ainda: fazer um bolo delicioso, fofinho e cheiroso? As boleiras e quituteiras Paula Anselmo, do ateliê de doces Maria Boleira (www.mariaboleira.com.br) e Dijanira Trindade, proprietária da Arte em Bolos (www.arteembolos.com.br), revelam os segredos profissionais que fazem diferença no resultado, mesmo que você não tenha experiência na cozinha:
Massa fofinha

Antes de fazer o bolo, separe todos os ingredientes, nas devidas medidas indicadas na receita e tire os que necessitam de refrigeramento da geladeira. Segundo as boleiras, ingredientes frescos e em temperatura ambiente são o segredo para uma massa fofa e saborosa. Bater a massa até que ela fique uniforme também é essencial.

Outro aspecto importante é respeitar a temperatura - e o tempo - de preaquecimento do forno, contida nas receitas.
Sem murchar

A primeira dica para que a massa não murche é não abrir o forno para "espiá-la" nos primeiros 20 minutos. "Se abrir o forno com a massa ainda mole, ela murchará em instantes", avisa Paula.

Como saber, então, se o bolo está pronto? Pelo cheiro. "Quando a cozinha estiver perfumada, abra apenas um pouquinho a porta para verificar se o bolo já assou completamente com o teste do palito", completa a boleira. [A tempo: o teste do palito consiste em espetar um palito na massa - se ele sair limpinho, a massa está no ponto]

Tome cuidado também com o choque térmico: nunca coloque a forma quente diretamente sobre a pia ou em locais com corrente de ar. Deixe o bolo coberto com um pano de prato, em cima do fogão, até esfriar.
A hora de untar

Para que a farinha não fique grudada nas laterais do seu bolo, na hora de untar, passe manteiga na forma inteira e, em seguida, polvilhe farinha apenas no fundo dela. Em seguida, bata a forma dentro da pia, de cabeça para baixo, para tirar o excesso de farinha.

Se preferir, cubra as laterais do recipiente com papel manteiga, para evitar que o bolo grude.
Claras em neve

Bater claras em neve é uma das principais dificuldades na hora de preparar um bolo. Se mal feito, o processo deixa o bolo quebradiço. "Se a clara em neve ficar aguada, o bolo também pode murchar", indica Dijanira.

Deve ser feito de maneira rápida, ainda que manualmente. Pare de bater assim que começar a formar picos, sem deixar endurecer demais.

"Para misturar as claras em neve à massa, desligue a batedeira e misture delicadamente para o areado da clara incorporar na massa sem perder seu volume", diz Paula.

Além disso, para que as claras cresçam, os utensílios usados para batê-la devem estar limpos e sem gordura. "Outro segredo é sempre acrescentar uma pitadinha de sal. Essa é um segredo daquelas tradicionais boleiras que não ouso desobedecer", revela Paula.
Cobertura na medida certa

A quantidade de cobertura é algo bem particular e varia conforme a pessoa. Mas precisa estar presente, ainda que em pouca quantidade, pois dá charme ao bolo - mesmo que seja apenas uma camada de brigadeiro bem espalhada, ou açúcar de confeiteiro em cima de uma massa fresquinha. Você também pode usar pasta americana, para bolos mais requintados.

Regras básicas:

1. Utilize sempre ingredientes de boa qualidade e em temperatura ambiente;

2. Se a receita pedir gemas, bata-as bem, para evitar que a massa fique cheirando ovo;

3. Se o recheio do bolo levar gema, tire a membrana que a envolve, usando uma peneira;

4. Evite excessos - harmonize os sabores;

5. Siga as medidas de cada receita;

6. Após espalhar a cobertura, limpe os excessos do prato com um pano;

7. Sempre que for fazer um bolo, tente se divertir: "Bolo é felicidade, aconchego, celebração e agradecimento. Ter bons pensamentos já é um grande passo para que sua receita seja um sucesso", finaliza Paula.

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Amigos da Receita Maluca