Home » » Livros ensinando Língua Brasileira de Sinais

Livros ensinando Língua Brasileira de Sinais


Reunimos informações sobre os principais livros que abordam este assunto.

Cidadania, Surdez e Linguagem


Cidadania, Surdez e Linguagem
Desafios e realidades

SINOPSE: O livro trata de uma das pricipais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da língua de sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprescindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do mundo, são discutidas questões relativas à família e à comunidade, trazendo contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos.

Editora: Plexus
Autores: Ivani Rodrigues Silva, Samira Kauchakje, Zilda Maria Gesueli
Páginas: 248
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.plexus.com.br

Atividades Ilustradas em Sinais da Libras


Atividades Ilustradas
Em Sinais de LIBRAS

SINOPSE:
Dentre os objetivos a que se propõe, esta obra pode ajudar as pessoas que se interessam em aprender sinais e em ampliar o seu vocabulário. Outros exercícios podem ser planejados, visando ao uso dos sinais no contexto.

Editora: Revinter
Autores: Elizabete Crepaldi Almeida, Patricia Moreira Duarte
Páginas: 240
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.revinter.i2desenvolvimento.com.br

Comunicação por Língua Brasileira de Sinais

Comunicação por Língua Brasileira de Sinais

SINOPSE: Sem sombra de dúvida, um dos aspectos que fortalece o relacionamento humano é a boa e clara comunicação. Problemas, divergências, mal-entendidos sempre podem ser equacionados por meio do diálogo. No caso dos surdos, isso se torna um verdadeiro desafio, não por culpa deles, mas quase sempre, por desconhecerem o seu próprio idioma - a Libras. Os quase 6 milhões de surdos no Brasil (segundo o Censo de 2000) formam uma outra nação dentro do País. No entanto, falta-lhes, muitas vezes o acesso a benefícios básicos.

Editora: Senac Distrito Federal
Autores: Alberto Rainha de Castro, Ilza Silva de Carvalho
Páginas: 269
Dimensões: 21,0 x 28,5 cm
Site: editora.senacdf.com.br

Educação de Surdos a Aquisição da Linguagem


Educação de Surdos
A Aquisição da Linguagem

SINOPSE:
Apresenta os princípios do trabalho com pessoas surdas, em especial no âmbito escolar, tais como aspectos sociais e culturais de uma proposta educacional, língua de sinais e aspectos relacionados à sua estrutura e aquisição da língua portuguesa.


Editora: Artmed
Autores: Ronice Müller de Quadros
Páginas: 128
Site:
www.artmed.com.br

Educação de Surdos Pontos e Contrapontos


Educação de Surdos
Pontos e Contrapontos

SINOPSE:
A inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia é algo recente no Brasil. Trata- se, afinal, de uma conquista dos movimentos sociais, com vistas à verdadeira inclusão, ou de um instrumento que nos conduziria à segregação dos surdos?

Editora: Summus
Autores: Valéria Amorin Arantes
Páginas: 208
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.summus.com.br

Língua de Sinais Brasileira Estudos Lingüisticos


Língua de Sinais Brasileira
Estudos lingüisticos


SINOPSE: Neste livro Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp, que estão entre os melhores tradutores da língua de sinais brasileira em nosso País, descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Superando a dificuldade inerente à tradução e à transcrição dos sinais, as autoras oferecem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise e uso da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com o objetivo de que o leitor pudesse ter idéia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal.

Editora: Artmed
Autores: Ronice Müller de Quadros, Lodenir Becker Karnopp
Páginas: 221
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.artmed.com.br

Estudos Surdos Diferentes Olhares


Estudos Surdos
Diferentes Olhares

SINOPSE:
Os textos aqui reunidos muito poderão acrescentar para aprofundar as discussões em torno da educação de surdos. Nos diferentes olhares dos autores/pesquisadores, há uma característica comum: a busca por desestabilizar o conceito de surdez ou de pessoa surda petrificado e estático que ainda impera na sociedade e contribuir para sua educação plena. Nas palavras de Ana Dorziat, a “esperança é contribuir para que a diferença dos surdos seja respeitada como produto de experiências interativas próprias, engendradas na complexidade do ser”.

Editora: Mediação
Autores: Ana Dorziat
Páginas: 208
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.editoramediacao.com.br

Intérprete de Libras


Intérprete de Libras


SINOPSE:
Apresenta estudos realizados sobre a presença de dois educadores simultaneamente em salas de aula - a professora regente de classe e a intérprete de Libras. Leitura voltada a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade.

Editora: Mediação
Autores: Cristina Broglia Feitosa de lacerda
Páginas: 96
Dimensões:
Site:
www.editoramediacao.com.br

Libras? Que Língua é essa?


Libras?
Que língua é essa?


SINOPSE: O objetivo é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo.

Editora: Parábola
Autores: Audrei Gesser
Páginas: 86
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.parabolaeditorial.com.br

Linguagem das Mãos


Linguagem das Mãos

SINOPSE: Pe. Eugênio Oates, missionário redentorista, apresenta com Linguagem das Mãos um dicionário ilustrado com cerca de 1300 palavras e expressões, na linguagem gestual, resultado de muita pesquisa, depoimentos e convivência com surdos por todo o território nacional. Este trabalho exaustivo e abnegado certamente será uma grande ajuda para melhor comunicação e entrosamento social de pessoas surdas e mudas.

Editora: Santuário
Autores: Eugênio Oates
Páginas: 325
Dimensões: 15,5 x 22,5 cm
Site: www.editorasantuario.com.br

Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos


Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos
Ideologias e Práticas Pedagógicas

SINOPSE: Este livro, ao tratar de linguagem e letramento na educação dos surdos, propõe questões, sobretudo aos ouvintes, e crava fundo nossa vergonha pelo desconhecimento do outro. Na verdade, é que a surdez tem socialmente uma marca depreciativa e pejorativa que se traduz no estigma e no preconceito em relação a seus portadores. Ao falar em letramento, este livro de Paula Botelho revela-nos,sem nenhuma complacência com o leitor, já que nos traz a experiência viva de surdos - que o, aparentemente, silencioso ato da leitura e sua aprendizagem é mais do que decifrar signos e para os surdos é, muitas vezes, uma perda de sentidos e significados inimaginável, já que diversas práticas alimentam neles a ilusão da compreensão.

Editora: Autentica
Autores: Paula Botelho
Páginas: 160
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.autenticaeditora.com.br

Língua de Sinais Instrumentos de Avaliação


Língua de Sinais
Instrumentos de Avaliação

SINOPSE:
Língua de sinais: instrumentos de avaliação auxilia os profissionais a identificar o nível de desenvolvimento linguístico nos sujeitos surdos. Contribui também para reconhecer padrões linguísticos alterados e selecionar as estratégias adequadas para a estimulação e o desenvolvimento da língua. As autoras oferecem o primeiro recurso completo especialmente produzido para avaliar e investigar o processo de aquisição da língua de sinais, o Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais (IALS). O livro apresenta passo a passo as atividades avaliativas, e o DVD que o acompanha inclui vídeos demonstrativos e fichas de atividades a serem impressas.

Editora: Artmed
Autores: Ronice Müller de Quadros, Carina Rebello Cruz
Páginas: 160
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.artmed.com.br

As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda


As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda

SINOPSE: O livro traz uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um "povo surdo" ou de uma "comunidade surda". A certa altura, a autora afirma: "A cultura surda exprime valores, crenças que, muitas vezes, se originaram e foram transmitidas pelos sujeitos surdos de gerações passadas ou de seus líderes bem sucedidos, através das associações de surdos".

Editora: UFsc
Autores: Karin Storbel
Páginas: 120
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.editora.ufsc.br

Livro Ilustrado de línguas Brasileiras de Sinais


Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais

SINOPSE:
Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e Surdos.

Editora: Ciranda Cultural / Jc
Autores: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco
Páginas: 335
Dimensões: 20,5 x 28,5 cm
Site: www.educacaoecia.com.br

Ouvindo o Silêncio


Ouvindo o Silêncio
Surdez, Linguagem e Educação

SINOPSE: Esta obra se destina a educadores e pais interessados em conhecer e compreender um pouco mais a vida de um surdo profundo e dos desafios que ele enfrentou para alcançar a formação universitária e uma profissão. O panorama teórico desvelado por Ângela Carrancho somado ao relato de Armando Nembri torna esta obra chocante e inédita no sentido de trazer ao público leitor, pela escrita do próprio sujeito surdo e de uma de suas mestras, a necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem.

Editora: Mediação
Autores: Armando Guimarães Nembri, Angela Carrancho da Silva
Páginas: 136
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.editoramediacao.com.br

Surdez e Bilingüismo


Surdez e Bilingüismo

SINOPSE:
A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais.

Editora: Mediação
Autores: Eulalia Fernandes
Páginas: 104
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.editoramediacao.com.br

Surdez Aquisição da Linguagem e Inclusão Social


Surdez
Aquisição da Linguagem e Inclusão Social

SINOPSE: A autora apresenta esta obra fundamentada nos referentes teóricos que tratam da surdez enfocada a partir da visão de educação especializada, de educação inclusiva, da família e da participação em Fonoaudiologia. A primeira parte deste trabalho destaca o histórico e as filosofias educacionais de educação do Surdo, com enfoque maior na Filosofia Oralista, seguida do Método Audiofonatório ou "Perdoncini". A segunda parte aborda a aquisição da linguagem pelo Surdo, onde faz uma ponte com a aquisição da linguagem pelo ouvinte e, finalmente, a terceira parte focaliza a participação da família e o papel da escola para que o Surdo seja incluído como um todo.


Editora: Revinter
Autores: Rachel de Carvalho Pereira
Páginas: 108
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.revinter.i2desenvolvimento.com.br/default.asp

Surdez e Linguagem Aspectos e Implicações Neurolingüisticas


Surdez e Linguagem
Aspectos e Implicações Neurolingüisticas

SINOPSE: Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)lingüísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos.

Editora: Plexus
Autores: Ana Paula Santana
Páginas: 272
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.plexus.com.br

Surdos Educação, Direito e Cidadania


Surdos
Educação, Direito e Cidadania


SINOPSE: A formação de uma sociedade para todos, em que as diferenças são consideradas e respeitadas, passa pela educação de qualidade e acessível a todos, pela existência de direitos reconhecidos e pelo conhecimento das formas corretas para acessar tais garantias, como expressão de cidadania. Este livro resgata a dignidade humana das pessoas surdas ao focar o processo histórico inclusivo deste segmento social por meio do realce à sua diferenciação, sobretudo, linguística e cultural, do estudo de seus direitos elementares: educação, trabalho e saúde, além de analisar detalhadamente estes direitos e os mecanismos jurídicos para efetivá-los, individualmente ou coletivamente.

Editora: Wak
Autores: Edmarcius Carvalho Novaes
Páginas: 188
Dimensões: 14,0 x 21,0 cm
Site: www.wakeditora.com.br

Uma Aventura Ecológica em Fernando de Noronha


Uma Aventura Ecológica
em Fernando de Noronha


SINOPSE: Trancinha e seu primo Tony Topetudo vão passar as férias em Fernando de Noronha. Em uma noite silenciosa e enluarada, eles acabam encontrando uma pista que os levará a uma grande aventura: descobrem que as tartarugas marinhas estão sendo roubadas e acusam um fantasma pelo crime. Mas eis que surge o velho Capitão O-Biruta, um Ecopirata, que luta pela natureza e os convoca para juntarem-se a ele e solucionar o mistério das tartarugas desaparecidas. Os leitores-mirins aprenderão junto com os personagens a importância da consciência ecológica e um jeito diferente de se comunicar, já que Trancinha é uma garota muda que ensina a seu primo a LIBRAS (linguagem de sinais do Brasil).

Editora: Planeta do Brasil
Autores: Beto Junqueyra
Páginas: 80
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.editoraplaneta.com.br

Libras a Imagem do Pensamento


LIBRAS
A Imagem do Pensamento

SINOPSE: Libras A Imagem do Pensamento é uma obra completa em 3 volumes, totalmente ilustrada e produzida por renomados especialistas. Cada livro apresenta um método simples e didático, com o intuito de estimular o aprendizado e a prática da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim autonomia e cidadania às pessoas surdas.

Editora: Escala
Autores: Sueli Ramalho Segala, Catarina Kiguti Kojima
Páginas: 210
Dimensões: 20,0 x 25,0 cm
Site: www.escala.com.br

Linguagem e Surdez


Linguagem e Surdez

SINOPSE:
A autora apresenta uma obra acessível e, ao mesmo tempo, teoricamente sobre a aquisição da linguagem em indivíduos com surdez, e, mais especificamente, sobre a aquisição da escrita do português por alunos surdos. Ao definir linguagem e ao descrever o processo de aquisição da linguagem, a autora foi cuidadosa com o uso do jargão lingüístico, convidando o leitor que não está familiarizado a compartilhar das informações apresentadas sem encontrar dificuldades.

Editora:
Artmed
Autores: Eulalia Fernandes
Páginas: 155
Dimensões: 16,0 x 23,0 cm
Site: www.artmed.com.br

Surdez Cognição Visual e Libras


Surdez Cognição Visual e Libras
Estabelecendo Novos Diálogos


SINOPSE: O livro 'Surdez, Cognição Visual e Libras' visa romper lacunas conceituais, técnicas e atitudinais decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes, principalmente dos familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual.


Editora: Luiz Albérico
Autores: Luiz Albérico Falcão
Páginas:
Dimensões:

Surdez Cognição Visual e Libras


Surdez Cognição Visual e Libras
Estabelecendo Novos Diálogos

SINOPSE: O livro 'Surdez, Cognição Visual e Libras' visa romper lacunas conceituais, técnicas e atitudinais decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes, principalmente dos familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual.

Editora: Luiz Albérico
Autores: Luiz Albérico Falcão
Páginas:
Dimensões:

Surdos Qual a Escola?


Surdos Qual a Escola

SINOPSE: O livro defende a escola que os surdos querem, pensada por eles. Entende que a escola de surdos esta ameaçada porque a escola comum, sempre ou quase sempre desinformada da Libras, desequipada e desinformada para educar surdos, passou a ser vista estreitamente como se fora a única opção; e tragicamente, diversas escolas, especificamente preparada para educar os surdos, respeitando sua peculiaridade lingüistica, têm sido fechadas, numa afronta à sua língua, cidadania e cultura.

Editora: Valer
Autores: Nídia Regina Limeira de Sá
Páginas:
Dimensões:
Site: www.editoravaler.com.br

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais - Surdez


Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas com Surdez

SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Surdez) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos.

Editora: Ciranda Cultural
Autores: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco
Páginas: 335
Dimensões: 20,0 x 28,0 cm
Site: www.educacaoecia.com.br

Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas Com Surdez


Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas Com Surdez

SINOPSE:
Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos.

Editora: Jc Representações
Autores: Mary Lopes Esteves Frizanco, Flaviana Borges da Silveira Saruta, Márcia Honoro
Páginas: 352
Dimensões:
Site:

Surdez & Educação


Surdez & Educação

SINOPSE: Este livro faz parte da Série Temas & Educação, voltada para educadores, pesquisadores e estudantes. Sobre a proposta deste livro, a autora diz: “Não nego a falta de audição do corpo surdo, porém desloco meu olhar para o que os próprios surdos dizem de si quando articulados e engajados na luta por seus direitos de se verem e de quererem ser vistos como sujeitos surdos, e não como sujeitos com surdez. [...] Rompendo com as interpretações e os usos fundados em bases clínicas e em bases que a declaram uma anormalidade, a surdez, vista como presença de algo (e não a falta de algo), possibilita outras formas de significação e de representações de surdos.”

Editora: Autentica
Autores: Maura Corcini lopes
Páginas: 104
Dimensões: 13,0 x 21,0 cm
Site: www.autenticaeditora.com.br

Dicionário Ilustrado de Libras


Dicionário Ilustrado de Libras

SINOPSE: Este dicionário foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o conhecimento dos significados dos sinais que compõem a LIBRAS, bem como de orientar a execução dos movimentos que são à base dessa língua gestual. Seu conteúdo foi elaborado para promover um fácil aprendizado, de forma prática e direta. Por isso fotografias, ilustrações e textos explicativos são recursos amplamente utilizados neste dicionário. A obra apresenta 3.212 sinais, que são acompanhados do seu significado em português e da explicação do movimento. A maior parte deles também apresenta uma ilustração.

Editora: Global
Autores: Flavia Brandão
Páginas: 720
Dimensões: 20,5 x 27,5 cm
Site: www.globaleditora.com.br

Deit-Libras


Deit-Libras

SINOPSE:
Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas é fruto de um vasto programa de pesquisas em lexicografia da Língua http://www.blogger.com/img/blank.gifde Sinhttp://www.blogger.com/img/blank.gifais Brasileira e cognição de surdos, que começou no início de 1989 no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental.

Editora: Edusp
Autores: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Aline Cristina L. Maurício
Páginas: 3684
Dimensões: 21,0 x 28,0 cm
Site: www.edusp.com.br


Via: www.libras.com

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário

Amigos da Receita Maluca