Reunimos informações sobre os principais livros que abordam este assunto.
Cidadania, Surdez e Linguagem
Cidadania, Surdez e Linguagem Desafios e realidades SINOPSE: O livro trata de uma das pricipais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da língua de sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprescindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do mundo, são discutidas questões relativas à família e à comunidade, trazendo contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos. Editora: Plexus Autores: Ivani Rodrigues Silva, Samira Kauchakje, Zilda Maria Gesueli Páginas: 248 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.plexus.com.br |
Atividades Ilustradas em Sinais da Libras
Atividades Ilustradas Em Sinais de LIBRAS SINOPSE: Dentre os objetivos a que se propõe, esta obra pode ajudar as pessoas que se interessam em aprender sinais e em ampliar o seu vocabulário. Outros exercícios podem ser planejados, visando ao uso dos sinais no contexto. Editora: Revinter Autores: Elizabete Crepaldi Almeida, Patricia Moreira Duarte Páginas: 240 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.revinter.i2desenvolvimento.com.br |
Comunicação por Língua Brasileira de Sinais
Comunicação por Língua Brasileira de Sinais SINOPSE: Sem sombra de dúvida, um dos aspectos que fortalece o relacionamento humano é a boa e clara comunicação. Problemas, divergências, mal-entendidos sempre podem ser equacionados por meio do diálogo. No caso dos surdos, isso se torna um verdadeiro desafio, não por culpa deles, mas quase sempre, por desconhecerem o seu próprio idioma - a Libras. Os quase 6 milhões de surdos no Brasil (segundo o Censo de 2000) formam uma outra nação dentro do País. No entanto, falta-lhes, muitas vezes o acesso a benefícios básicos. Editora: Senac Distrito Federal Autores: Alberto Rainha de Castro, Ilza Silva de Carvalho Páginas: 269 Dimensões: 21,0 x 28,5 cm Site: editora.senacdf.com.br |
Educação de Surdos a Aquisição da Linguagem
Educação de Surdos A Aquisição da Linguagem SINOPSE: Apresenta os princípios do trabalho com pessoas surdas, em especial no âmbito escolar, tais como aspectos sociais e culturais de uma proposta educacional, língua de sinais e aspectos relacionados à sua estrutura e aquisição da língua portuguesa. Editora: Artmed Autores: Ronice Müller de Quadros Páginas: 128 Site: www.artmed.com.br |
Educação de Surdos Pontos e Contrapontos
Educação de Surdos Pontos e Contrapontos SINOPSE: A inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia é algo recente no Brasil. Trata- se, afinal, de uma conquista dos movimentos sociais, com vistas à verdadeira inclusão, ou de um instrumento que nos conduziria à segregação dos surdos? Editora: Summus Autores: Valéria Amorin Arantes Páginas: 208 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.summus.com.br |
Língua de Sinais Brasileira Estudos Lingüisticos
Língua de Sinais Brasileira Estudos lingüisticos SINOPSE: Neste livro Ronice Müller de Quadros e Lodenir Becker Karnopp, que estão entre os melhores tradutores da língua de sinais brasileira em nosso País, descrevem e analisam a língua de sinais brasileira, apontando, de modo competente, seus aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos. Superando a dificuldade inerente à tradução e à transcrição dos sinais, as autoras oferecem uma fonte imprescindível para aprendizagem, compreensão, análise e uso da língua de sinais brasileira, ricamente ilustrada por fotos realizadas com rigoroso cuidado técnico, com o objetivo de que o leitor pudesse ter idéia dos rápidos movimentos de corpo e mãos envolvidos em cada sinal. Editora: Artmed Autores: Ronice Müller de Quadros, Lodenir Becker Karnopp Páginas: 221 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.artmed.com.br |
Estudos Surdos Diferentes Olhares
Estudos Surdos Diferentes Olhares SINOPSE: Os textos aqui reunidos muito poderão acrescentar para aprofundar as discussões em torno da educação de surdos. Nos diferentes olhares dos autores/pesquisadores, há uma característica comum: a busca por desestabilizar o conceito de surdez ou de pessoa surda petrificado e estático que ainda impera na sociedade e contribuir para sua educação plena. Nas palavras de Ana Dorziat, a “esperança é contribuir para que a diferença dos surdos seja respeitada como produto de experiências interativas próprias, engendradas na complexidade do ser”. Editora: Mediação Autores: Ana Dorziat Páginas: 208 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.editoramediacao.com.br |
Intérprete de Libras
Intérprete de Libras SINOPSE: Apresenta estudos realizados sobre a presença de dois educadores simultaneamente em salas de aula - a professora regente de classe e a intérprete de Libras. Leitura voltada a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade. Editora: Mediação Autores: Cristina Broglia Feitosa de lacerda Páginas: 96 Dimensões: Site: www.editoramediacao.com.br |
Libras? Que Língua é essa?
Libras? Que língua é essa? SINOPSE: O objetivo é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno e particularmente pertinente, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil. Os discursos sobre o surdo, a língua de sinais e a surdez "abrem-se" para dois mundos desconhecidos entre si: o do surdo em relação ao mundo ouvinte e o do ouvinte em relação ao mundo surdo. Editora: Parábola Autores: Audrei Gesser Páginas: 86 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.parabolaeditorial.com.br |
Linguagem das Mãos
Linguagem das Mãos SINOPSE: Pe. Eugênio Oates, missionário redentorista, apresenta com Linguagem das Mãos um dicionário ilustrado com cerca de 1300 palavras e expressões, na linguagem gestual, resultado de muita pesquisa, depoimentos e convivência com surdos por todo o território nacional. Este trabalho exaustivo e abnegado certamente será uma grande ajuda para melhor comunicação e entrosamento social de pessoas surdas e mudas. Editora: Santuário Autores: Eugênio Oates Páginas: 325 Dimensões: 15,5 x 22,5 cm Site: www.editorasantuario.com.br |
Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos
Linguagem e Letramento na Educação dos Surdos Ideologias e Práticas Pedagógicas SINOPSE: Este livro, ao tratar de linguagem e letramento na educação dos surdos, propõe questões, sobretudo aos ouvintes, e crava fundo nossa vergonha pelo desconhecimento do outro. Na verdade, é que a surdez tem socialmente uma marca depreciativa e pejorativa que se traduz no estigma e no preconceito em relação a seus portadores. Ao falar em letramento, este livro de Paula Botelho revela-nos,sem nenhuma complacência com o leitor, já que nos traz a experiência viva de surdos - que o, aparentemente, silencioso ato da leitura e sua aprendizagem é mais do que decifrar signos e para os surdos é, muitas vezes, uma perda de sentidos e significados inimaginável, já que diversas práticas alimentam neles a ilusão da compreensão. Editora: Autentica Autores: Paula Botelho Páginas: 160 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.autenticaeditora.com.br |
Língua de Sinais Instrumentos de Avaliação
Língua de Sinais Instrumentos de Avaliação SINOPSE: Língua de sinais: instrumentos de avaliação auxilia os profissionais a identificar o nível de desenvolvimento linguístico nos sujeitos surdos. Contribui também para reconhecer padrões linguísticos alterados e selecionar as estratégias adequadas para a estimulação e o desenvolvimento da língua. As autoras oferecem o primeiro recurso completo especialmente produzido para avaliar e investigar o processo de aquisição da língua de sinais, o Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais (IALS). O livro apresenta passo a passo as atividades avaliativas, e o DVD que o acompanha inclui vídeos demonstrativos e fichas de atividades a serem impressas. Editora: Artmed Autores: Ronice Müller de Quadros, Carina Rebello Cruz Páginas: 160 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.artmed.com.br |
As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda
As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda SINOPSE: O livro traz uma série de questionamentos e reflexões acerca da forma como a sociedade vê os indivíduos surdos. Um deles diz respeito à cultura e à existência de um "povo surdo" ou de uma "comunidade surda". A certa altura, a autora afirma: "A cultura surda exprime valores, crenças que, muitas vezes, se originaram e foram transmitidas pelos sujeitos surdos de gerações passadas ou de seus líderes bem sucedidos, através das associações de surdos". Editora: UFsc Autores: Karin Storbel Páginas: 120 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.editora.ufsc.br |
Livro Ilustrado de línguas Brasileiras de Sinais
Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e Surdos. Editora: Ciranda Cultural / Jc Autores: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco Páginas: 335 Dimensões: 20,5 x 28,5 cm Site: www.educacaoecia.com.br |
Ouvindo o Silêncio
Ouvindo o Silêncio Surdez, Linguagem e Educação SINOPSE: Esta obra se destina a educadores e pais interessados em conhecer e compreender um pouco mais a vida de um surdo profundo e dos desafios que ele enfrentou para alcançar a formação universitária e uma profissão. O panorama teórico desvelado por Ângela Carrancho somado ao relato de Armando Nembri torna esta obra chocante e inédita no sentido de trazer ao público leitor, pela escrita do próprio sujeito surdo e de uma de suas mestras, a necessidade premente de se reorganizar o trabalho pedagógico nas escolas para garantir aos surdos o direito a condições dignas de aprendizagem. Editora: Mediação Autores: Armando Guimarães Nembri, Angela Carrancho da Silva Páginas: 136 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.editoramediacao.com.br |
Surdez e Bilingüismo
Surdez e Bilingüismo SINOPSE: A língua de sinais, ao ser introduzida dentro dos espaços escolares, passa a ser coadjuvante no processo, enquanto o português e o oralismo ocupam o papel principal. Em razão disto, crianças, jovens e adultos surdos não têm o verdadeiro acesso ao saber escolar pelas limitações que lhe são impostas. Para além do aprendizado de uma língua, portanto, o bilingüismo na educação de surdos é uma discussão muito mais ampla, de ordem política, social e cultural, uma vez que a língua é o instrumento que concretiza todas as interações sociais. Editora: Mediação Autores: Eulalia Fernandes Páginas: 104 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.editoramediacao.com.br |
Surdez Aquisição da Linguagem e Inclusão Social
Surdez Aquisição da Linguagem e Inclusão Social SINOPSE: A autora apresenta esta obra fundamentada nos referentes teóricos que tratam da surdez enfocada a partir da visão de educação especializada, de educação inclusiva, da família e da participação em Fonoaudiologia. A primeira parte deste trabalho destaca o histórico e as filosofias educacionais de educação do Surdo, com enfoque maior na Filosofia Oralista, seguida do Método Audiofonatório ou "Perdoncini". A segunda parte aborda a aquisição da linguagem pelo Surdo, onde faz uma ponte com a aquisição da linguagem pelo ouvinte e, finalmente, a terceira parte focaliza a participação da família e o papel da escola para que o Surdo seja incluído como um todo. Editora: Revinter Autores: Rachel de Carvalho Pereira Páginas: 108 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.revinter.i2desenvolvimento.com.br/default.asp |
Surdez e Linguagem Aspectos e Implicações Neurolingüisticas
Surdez e Linguagem Aspectos e Implicações Neurolingüisticas SINOPSE: Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)lingüísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. Editora: Plexus Autores: Ana Paula Santana Páginas: 272 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.plexus.com.br |
Surdos Educação, Direito e Cidadania
Surdos Educação, Direito e Cidadania SINOPSE: A formação de uma sociedade para todos, em que as diferenças são consideradas e respeitadas, passa pela educação de qualidade e acessível a todos, pela existência de direitos reconhecidos e pelo conhecimento das formas corretas para acessar tais garantias, como expressão de cidadania. Este livro resgata a dignidade humana das pessoas surdas ao focar o processo histórico inclusivo deste segmento social por meio do realce à sua diferenciação, sobretudo, linguística e cultural, do estudo de seus direitos elementares: educação, trabalho e saúde, além de analisar detalhadamente estes direitos e os mecanismos jurídicos para efetivá-los, individualmente ou coletivamente. Editora: Wak Autores: Edmarcius Carvalho Novaes Páginas: 188 Dimensões: 14,0 x 21,0 cm Site: www.wakeditora.com.br |
Uma Aventura Ecológica em Fernando de Noronha
Uma Aventura Ecológica em Fernando de Noronha SINOPSE: Trancinha e seu primo Tony Topetudo vão passar as férias em Fernando de Noronha. Em uma noite silenciosa e enluarada, eles acabam encontrando uma pista que os levará a uma grande aventura: descobrem que as tartarugas marinhas estão sendo roubadas e acusam um fantasma pelo crime. Mas eis que surge o velho Capitão O-Biruta, um Ecopirata, que luta pela natureza e os convoca para juntarem-se a ele e solucionar o mistério das tartarugas desaparecidas. Os leitores-mirins aprenderão junto com os personagens a importância da consciência ecológica e um jeito diferente de se comunicar, já que Trancinha é uma garota muda que ensina a seu primo a LIBRAS (linguagem de sinais do Brasil). Editora: Planeta do Brasil Autores: Beto Junqueyra Páginas: 80 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.editoraplaneta.com.br |
Libras a Imagem do Pensamento
LIBRAS A Imagem do Pensamento SINOPSE: Libras A Imagem do Pensamento é uma obra completa em 3 volumes, totalmente ilustrada e produzida por renomados especialistas. Cada livro apresenta um método simples e didático, com o intuito de estimular o aprendizado e a prática da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim autonomia e cidadania às pessoas surdas. Editora: Escala Autores: Sueli Ramalho Segala, Catarina Kiguti Kojima Páginas: 210 Dimensões: 20,0 x 25,0 cm Site: www.escala.com.br |
Linguagem e Surdez
Linguagem e Surdez SINOPSE: A autora apresenta uma obra acessível e, ao mesmo tempo, teoricamente sobre a aquisição da linguagem em indivíduos com surdez, e, mais especificamente, sobre a aquisição da escrita do português por alunos surdos. Ao definir linguagem e ao descrever o processo de aquisição da linguagem, a autora foi cuidadosa com o uso do jargão lingüístico, convidando o leitor que não está familiarizado a compartilhar das informações apresentadas sem encontrar dificuldades. Editora: Artmed Autores: Eulalia Fernandes Páginas: 155 Dimensões: 16,0 x 23,0 cm Site: www.artmed.com.br |
Surdez Cognição Visual e Libras
Surdez Cognição Visual e Libras Estabelecendo Novos Diálogos SINOPSE: O livro 'Surdez, Cognição Visual e Libras' visa romper lacunas conceituais, técnicas e atitudinais decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes, principalmente dos familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual. Editora: Luiz Albérico Autores: Luiz Albérico Falcão Páginas: Dimensões: |
Surdez Cognição Visual e Libras
Surdez Cognição Visual e Libras Estabelecendo Novos Diálogos SINOPSE: O livro 'Surdez, Cognição Visual e Libras' visa romper lacunas conceituais, técnicas e atitudinais decorrentes das relações entre as pessoas surdas e ouvintes, principalmente dos familiares, professores, acadêmicos de educação e dos profissionais de saúde que não atentam para a especificidade da descrição visuo-sinalizada para a melhor aprendizagem através da cognição visual. Editora: Luiz Albérico Autores: Luiz Albérico Falcão Páginas: Dimensões: |
Surdos Qual a Escola?
Surdos Qual a Escola SINOPSE: O livro defende a escola que os surdos querem, pensada por eles. Entende que a escola de surdos esta ameaçada porque a escola comum, sempre ou quase sempre desinformada da Libras, desequipada e desinformada para educar surdos, passou a ser vista estreitamente como se fora a única opção; e tragicamente, diversas escolas, especificamente preparada para educar os surdos, respeitando sua peculiaridade lingüistica, têm sido fechadas, numa afronta à sua língua, cidadania e cultura. Editora: Valer Autores: Nídia Regina Limeira de Sá Páginas: Dimensões: Site: www.editoravaler.com.br |
Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais - Surdez
Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas com Surdez SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Surdez) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. Editora: Ciranda Cultural Autores: Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco Páginas: 335 Dimensões: 20,0 x 28,0 cm Site: www.educacaoecia.com.br |
Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas Com Surdez
Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais Desvendando a Comunicação Usada Pelas Pessoas Com Surdez SINOPSE: Este livro enfoca o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) através de campos semânticos de forma visual e elucidativa, tendo como objetivo diminuir a barreira de comunicação entre ouvintes e surdos. Editora: Jc Representações Autores: Mary Lopes Esteves Frizanco, Flaviana Borges da Silveira Saruta, Márcia Honoro Páginas: 352 Dimensões: Site: |
Surdez & Educação
Surdez & Educação SINOPSE: Este livro faz parte da Série Temas & Educação, voltada para educadores, pesquisadores e estudantes. Sobre a proposta deste livro, a autora diz: “Não nego a falta de audição do corpo surdo, porém desloco meu olhar para o que os próprios surdos dizem de si quando articulados e engajados na luta por seus direitos de se verem e de quererem ser vistos como sujeitos surdos, e não como sujeitos com surdez. [...] Rompendo com as interpretações e os usos fundados em bases clínicas e em bases que a declaram uma anormalidade, a surdez, vista como presença de algo (e não a falta de algo), possibilita outras formas de significação e de representações de surdos.” Editora: Autentica Autores: Maura Corcini lopes Páginas: 104 Dimensões: 13,0 x 21,0 cm Site: www.autenticaeditora.com.br |
Dicionário Ilustrado de Libras
Dicionário Ilustrado de Libras SINOPSE: Este dicionário foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o conhecimento dos significados dos sinais que compõem a LIBRAS, bem como de orientar a execução dos movimentos que são à base dessa língua gestual. Seu conteúdo foi elaborado para promover um fácil aprendizado, de forma prática e direta. Por isso fotografias, ilustrações e textos explicativos são recursos amplamente utilizados neste dicionário. A obra apresenta 3.212 sinais, que são acompanhados do seu significado em português e da explicação do movimento. A maior parte deles também apresenta uma ilustração. Editora: Global Autores: Flavia Brandão Páginas: 720 Dimensões: 20,5 x 27,5 cm Site: www.globaleditora.com.br |
Deit-Libras
Deit-Libras SINOPSE: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas é fruto de um vasto programa de pesquisas em lexicografia da Língua http://www.blogger.com/img/blank.gifde Sinhttp://www.blogger.com/img/blank.gifais Brasileira e cognição de surdos, que começou no início de 1989 no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental. Editora: Edusp Autores: Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Aline Cristina L. Maurício Páginas: 3684 Dimensões: 21,0 x 28,0 cm Site: www.edusp.com.br |
Via: www.libras.com
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