Processador Dual-Core de 1 GHz, tela Super AMOLED de 4” e câmera de 5 MP capaz de gravar vídeos em HD. Até pouco tempo atrás estas eram características de smartphones Android topo de linha, que custavam uma pequena fortuna. Felizmente a tecnologia evolui e os preços caem, e hoje em dia não é preciso muito sacrifício para colocar um aparelho com tudo isso no seu bolso.
Samsung Galaxy S II Lite
É o caso do Samsung Galaxy S II Lite, um “irmão menor” do já consagrado Galaxy S II, que traz um conjunto similar de recursos por um preço muito mais acessível: R$ 999 desbloqueado, sem subsídios de operadora. E tudo isso sem fazer grandes sacrifícios, seja no desempenho ou usabilidade.
Hardware e design
De frente o Galaxy S II Lite tem a mesma aparência de seu irmão maior: é um retângulo com cantos arredondados e frente dominada pela tela. Visto de lado, porém, ele revela uma semelhança com outro aparelho da Samsung que nunca foi lançado aqui, o Nexus S, que foi o garoto propaganda do Android durante todo o ano de 2011: o vidro frontal tem a mesma curvatura, que supostamente ajuda o aparelho a se encaixar melhor ao rosto.
O layout dos botões também é idêntico entre os dois aparelhos: volume na lateral esquerda, botão de força na lateral direita. O mesmo pode ser dito da posição da câmera, do flash e até do alto-falante na traseira. É como se a Google tivesse pego o projeto do Nexus S como base e o “modernizado” com características do Galaxy S II, criando um aparelho híbrido.
Visão lateral do Galaxy S II Lite, mostrando a curvatura da tela
Por dentro o Galaxy S II Lite tem um processador Dual Core (um Ericsson NovaThor) de 1 GHz, acompanhado por 768 MB de RAM. Dos 8 GB de memória interna, apenas 4 GB são acessíveis ao usuário: 2 GB são reservados para instalação de apps, e outros 2 GB provavelmente para partição de recuperação do sistema e outros fins. Felizmente é possível expandir a capacidade de armazenamento com cartões microSD de até 32 GB.
A tela de 4 polegadas tem resolução de 480x800 pixels, a mesma do Galaxy S II, e usa a tecnologia Super AMOLED, o que resulta em boa nitidez, excelente contraste e cores vibrantes, mantendo a tradição estabelecida por outros “Galaxy”. A câmera traseira tem um sensor de 5 MP e Flash, e há também uma câmera frontal de 1.3 MP para videochamadas. Um rádio FM completa o conjunto multimídia. A bateria é removível, e o aparelho usa SIM Cards de tamanho comum.
Software
O Galaxy S II Lite roda o Android 2.3 (“Gingerbread”) com a mesma interface TouchWiz encontrada em outros aparelhos da Samsung. Até o momento a empresa não divulgou planos para atualização do aparelho para a versão mais recente do Android, “Ice Cream Sandwich” (ICS, 4.x).
Há pouco software pré-instalado no aparelho, o que é bom. Entre ele estão alguns aplicativos da própria Samsung, como um editor de imagens, bloco de notas e a loja de aplicativos Samsung Apps, além do pacote office Polaris Office, que é capaz de abrir e editar documentos do Microsoft Office, e se integra com serviços online como o Google Drive (antigo Google Docs). Também há um cliente para o Netmovies, serviço nacional que oferece o aluguel de filmes via streaming.
Multimídia
A câmera de 5 MP do Galaxy S II Lite faz boas fotos: vimos bom foco nas fotos em macro, bom equilíbrio entre as áreas de luz e sombra em uma foto em contraluz, e ruído (comum em qualquer câmera de smartphone) sob controle nas fotos sob pouca luz.
Amostra de foto feita com o Galaxy S II Lite. Clique para ampliar
Amostra de foto feita com o Galaxy S II Lite. Clique para ampliar
Como já é tradicão em aparelhos da Samsung o software da câmera é cheio de recursos, incluindo várias opções de ajuste manual e até um modo panorâmico. Também é possível gravar vídeos em HD (1280 x 720 pixels, 720p).
Desempenho e bateria
Ficamos supresos com o desempenho do Galaxy S II Lite em nossos benchmarks. No AnTuTu, nosso teste padrão de desempenho, ele chegou aos 5.161 pontos, ficando um pouco à frente de aparelhos como o poderoso Motorola Atrix, mas ainda assim cerca de 1.000 pontos atrás do Galaxy S II.
Jogos pesados como Shadowgun rodaram sem problemas no Galaxy S II Lite
Já em um teste informal com o GeekBench, um benchmark multiplataforma que foca apenas no desempenho do processador e memória, o Galaxy S II Lite surpreendeu e chegou aos 877 pontos, à frente de cobiçados aparelhos como o iPhone 4S (623 pontos). Ele também se saiu muito bem na prática: não tivemos problemas ao rodar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo, reproduzir vídeo em HD ou rodar jogos pesados como Shadowgun.
No Geekbench o Galaxy S II Lite (direita) superou o iPhone 4S (esquerda)
No teste de autonomia de bateria, conseguimos 10 horas com o aparelho em modo avião e brilho da tela a 50%, e cerca de 16 horas de uso típico no dia-a-dia. Ambos são resultados muito bons.
Conclusão
Se você quer um smartphone Android poderoso e não pode gastar muito em um modelo top de linha, o Samsung Galaxy S II Lite é uma excelente opção, com o melhor custo-benefício entre os aparelhos atualmente no mercado.
Salsumg Galaxy S II Lite
Fabricante: | Samsung |
Pontos fortes: | Bela tela Super AMOLED de 4" |
Pontos fracos: | Pouca memória interna (8 GB total, 4 GB disponíveis ao usuário) |
O Galaxy S II Lite tem o melhor custo-benefício entre os smartphones Android atualmente no mercado, e é uma ótima opção para quem procura um aparelho poderoso mais não pode gastar muito. | |
Preço: | R$ 999 (desbloqueado, sem subsídios de operadora) |
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário