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Siena Tetrafuel - GNV (gas natural) de frabrica


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Bom galera troquei de carro e estou muito feliz, ainda mais quando vou abastecer pois coloco 23 reias e rodo em media 190km com estes 23reais. O gas ou GNV esta fazendo esta diferença. Muita gente tem medo e acha caro a conversão do carro para o GNV. Mas e se o carro vier de fabrica? Melhor né. Totalmente eletronico e seguro. Estou falando do Siena Tetrafuel. O meu é o modelo 2007 mas abaixo vou deixar uma descrisao sobre o carro:


O Siena é um carro estratégico para a Fiat. Trata-se do terceiro veículo mais emplacado da montadora italiana no Brasil, atrás do veteraníssimo Mille e do Palio hatch. Suas vendas sempre foram boas, mas melhoraram depois do lançamento da configuração Tetrafuel, no fim de 2006. Tudo bem que o nome da versão tem um "dedo" do departamento de marketing. O modelo foi lançado como o primeiro capaz de rodar com quatro combustíveis: a gasolina comum nacional, com 20% a 25% de álcool misturado; a gasolina pura vendida em países como Argentina e Uruguai; o álcool; e o gás natural veicular -- chamado de GNV. Só que, na prática, abastecer com gasolina pura ou comum não requer alterações no mapeamento do módulo eletrônico da injeção. Na verdade, o apelo do Siena Tetrafuel fica concentrado na economia de combustível, graças à instalação de fábrica dos dois cilindros de 6,5 m³ de GNV, acomodados no porta-malas. Não à toa, a versão Tetrafuel tem como principal público os taxistas das grandes metrópoles, que costumam adaptar seus veículos para rodar com gás. Equipada sempre com o motor 1.4 litro, a configuração começa em R$ 46.920, valor bem mais alto que o da versão 1.4 Flex, que parte de R$ 38.310. Porém, quando igualado o conteúdo de série das versões, o custo pago pela instalação dos cilindros de GNV é de R$ 2.759. O preço é um pouco mais caro que o cobrado por empresas especializadas. Mas o modelo tem a garantia de fábrica da Fiat.

 

Além disso, a montadora promoveu alterações mecânicas no Siena. O motor 1.4 flex ganhou novo coletor de admissão, quatro bicos injetores exclusivos para o GNV e nova geometria das válvulas. A suspensão traseira e os freios também foram recalibrados, por conta dos 73 kg do kit -- que elevaram o peso do sedã de 1.076 kg para 1.149 kg em ordem de marcha. As mudanças reduziram ligeiramente a força do propulsor 1.4. No Siena Tetrafuel, são 81 cv de potência com álcool, 80 cv com gasolina pura ou comum e 68 cv com GNV, sempre a 5.500 rpm -- ante os 85/86 cv a 5.750 rpm da versão apenas flex. Já o torque máximo é de 12,4 kgfm com álcool, 12,2 kgfm com gasolina pura ou comum e 10,4 kgfm com GNV, sempre a 2.500 rpm - contra os 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm da versão 1.4 para álcool e gasolina.

 

Outra perda é em relação ao porta-malas. Um dos maiores atrativos do Siena, o compartimento de bagagens com 500 litros, passa a acomodar apenas 370 litros com a presença dos cilindros de GNV. Mercadologicamente, porém, a configuração não sente o impacto das adaptações. Depois da básica 1.0 Fire Flex, com o desenho antigo e 40% do mix de vendas, o Siena que mais vende é o Tetrafuel. No mix do modelo reestilizado em outubro de 2007, a configuração ELX 1.4 Tetrafuel tem 40% das vendas, a ELX 1.4 Flex tem 30%, a ELX 1.0 Flex responde por 20% e a versão topo da gama, a HLX 1.8 Flex, fica com 10%. Quer dizer, no caso do Tetrafuel, os cilindros fazem a diferença na briga com os rivais Chevrolet Prisma e Corsa Sedã, o Fiesta Sedã, os Renault Logan e Clio Sedã, além do recém-lançado Volkswagen Voyage.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
O sedã compacto marcou média de razoáveis 12 km/m³ de GNV. Mas como nas grandes metrópoles o combustível gasoso ainda é mais barato que o álcool, o uso do gás é vantajoso. Isso sem falar na emissão de poluentes ser bem menor -- daí alguns estados darem "descontos" no IPVA dos carros movidos a GNV.  Quando alimentado com GNV, o motor 1.4 perde um pouco de potencia em relação aos outros combustiveis.Mas por possuir uma central eletronica inteligente caso precise fazer uma ultrapassagem é so você reduzir a macha e acelerar que a central vai mandar cortar o gas e mandar o combustivel liquido gerando maior potencia para o momento e assim que terminar a ultrapassagem e voltar andar normal a central volta a liberar o gas. Tudo isso acontece de maneira imperceptível, ou seja não há perca de potencia e sim ganho.  O câmbio com curso longo com engates sejam macios. Fora o lado econômico, o Siena Tetrafuel vem equipado com os diversos opcionais. Entre eles, destaque para o revestimento em tecido camurçado, cobertura em couro no volante e o sistema de som com rádio/CD/MP3, entradas USB e para iPod, além de conectividade via Bluetooth para telefonia. Sem mencionar a central eletronica do combustivel que toda vez que for dar a partida ira mandar o combustivel liquido e assim que o motor estiver funcionando perfeitamente corta o combustivel liquido e manda o GNV.
Bom Galera estou super fatisfeito com o carro e nao tenho doque reclamar. Apesar do meu nao ser o grand siena 2012 não perco nada para ele. So caracterisca de visual que na verdade nao me agradaram muito ao olhos. Comparando a versao 2012 e a 2007 prefiro a antiga. Esta frente arredondada ficou meio estranha. Mas é questão de gosto cada um tem a sua.

Ass: Obredy

Mais algumas fotos do modelo siena tetrafuel 2012

1 comentários :

  1. Oiii Será! que tem pão ai? ainda! e ai maninho quanto tempo só procurando no google por obredy pra te achar! neh!

    Bom! queria te contar convidar pra conhecer isso aki!

    RÁDIO 89 MIX
    www.radio89mix.com

    Espero Que curta! Grande abraço!

    Se ainda aceitar um amigo meu msn é! contato.claudiors@msn.com

    Sucesso meu amigo Ao MPX China! :)...

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